45% dos consumidores não clicam além da primeira página de resultados

Feb 23, 2021
As restrições impostas pelos governos latino-americanos e a sensação de pânico e medo por causa da Covid-19 trouxeram muitos novos usuários para o e-commerce e mudaram os hábitos de compras online dos que já faziam, tornando com que o trabalho dos profissionais de SEO se tornasse ainda mais essencial a fim de capturar a atenção do usuário. Essa missão se torna mais árdua: quase metade (45%) dos latino-americanos não clicam além da primeira página de resultados quando compram online, independentemente de se tratar de uma TV, um voo ou uma pizza, ou um aplicativo de namoro gratuito que desejam baixar, segundo relatório feito pela Toluna, encomendado pela Sherlock Communications.

Em toda a região latina, 18% afirmaram que olham apenas os três primeiros resultados que aparecem ao fazer compras online e 64% disseram que nunca iriam além das três primeiras páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, independentemente do que estavam comprando. As pessoas estavam mais propensas a continuar olhando os resultados após a página três ao comprar itens ou voos de "grande gasto" do que ao comprar mantimentos, escolher restaurantes ou navegar por aplicativos gratuitos.

Resultados interessantes surgiram de questões relacionadas ao nível de confiança dos latino-americanos ao conteúdo da web. Entre as seis nações, o conteúdo dos sites das empresas foi visto como a fonte de informação mais confiável ao se pesquisar para fazer uma compra online, com 90% dos colombianos afirmando confiar no material da empresa, seguidos por 89% dos peruanos e 88% dos mexicanos. Publicações de tecnologia foram vistas como a próxima fonte de informação mais confiável para produtos e serviços - confiada por 86% dos mexicanos, 83% dos brasileiros e 82% dos peruanos. Níveis mais baixos de confiança em publicações de tecnologia foram observados no México (73%).

Veja também: Ecommerce brasileiro cresce mais de 50% no período da pandemia

Os sites de reviews tem a confiança de 69% dos latino-americanos (variando de 89% dos brasileiros a apenas 55% dos chilenos); 77% dos peruanos disseram confiar em sites de notícias como fontes de informação sobre compras online, em comparação com 52% dos chilenos. Regionalmente, 65% disseram confiar em sites de notícias. As plataformas de mídia social foram vistas como confiáveis por apenas 51% dos brasileiros, em comparação com 76% dos peruanos. Os blogs inspiraram o nível mais baixo de confiança em toda a linha - apenas 35% dos chilenos confiam no conteúdo de blogs quando fazem compras na web. México (57%) e Peru (56%) ajudaram a elevar a média regional para 48%.

Outros resultados importantes mostram que 42% na América Latina disseram que aceitam a primeira resposta que aparece em sua tela, conhecida como "pesquisa de clique zero", em que os mecanismos de pesquisa fornecem uma resposta a uma consulta sem que o usuário clique em qualquer site de terceiros.

Os Argentinos (47%) e os brasileiros (45%) foram os mais propensos a aceitar os resultados oferecidos pelo Google. 12% dos chilenos disseram que nunca aceitariam a resposta do Google - 37% estão satisfeitos com os resultados, 20% tendem a clicar nos links fornecidos para verificar as informações destacadas, enquanto 22% dos chilenos disseram que procuram mais informações seguindo outros links na página de resultados.

Leia mais: E-commerce e delivery disparam em preferência

Já os peruanos têm o nível mais alto de confiança (76%) no conteúdo geral encontrado ao pesquisar algo para comprar online (incluindo em sites de notícias, mídia social, blogs, publicações técnicas, sites de resenhas e sites de empresas), enquanto os chilenos são os mais descrentes em relação ao que leem em todas as plataformas (60%).

O Cenário de SEO na América Latina, encomendado pela Sherlock Communications, destaca as principais mudanças na América Latina, em termos de e-commerce, penetração em mobile, downloads de aplicativos (e receita associada) e comportamento do consumidor. O relatório inclui resultados de uma pesquisa realizada pela Toluna em fevereiro de 2021 com mais de 3.300 residentes de seis países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), que revela como os usuários pesquisam antes de comprar online e em que tipo de conteúdo eles confiam.
29 jun., 2022
A 4W Sites desenvolveu o novo site da turnê da cantora Pitty e do cantor Nando Reis. Pitty e Nando Reis estão trabalhando desde o ano passado no projeto de um show único, com o qual vão rodar o Brasil a partir de agosto de 2022. Batizada de “As Suas, as Minhas e as Nossas”, a turnê trará os dois cantando juntos músicas de seus repertórios, com novos arranjos, releituras e até mesmo canções inéditas. Essa história começou quando Pitty cantou uma versão de “Relicário” no programa Saia Justa (GNT), do qual era uma das apresentadoras. Nando ouviu e enviou mensagem dizendo ter ficado emocionado com a releitura. Pitty o provocou de volta: “Bora fazer algo juntos? ” Na sequência veio a primeira parceria, a canção de título bem sambista velha-guarda paulistano “Tiro no Coração”, gravada em 2021. E então surgiu o desejo incontrolável de se juntarem para esta turnê inédita. Confira o site e saiba de tudo sobre esse projeto. www.pittynando.com.br
Pitty
01 ago., 2021
A 4W foi responsável pelo novo site da cantora Pitty. Além de conhecer toda a discografia da cantora, no site os fans poderão acompanhar o Blog com notícias fresquinhas - O Boteco. Vale a pena conferir: www.pitty.com.br
Share by: